Maick Fonseca Maia

Product Designer | Design Systems | UX/UI

Construindo um Reagendador Crítico de Produção para a Indústria do Aço

Protótipo

Contexto

O Short Rescheduler é um dos módulos que integram o MES (Manufacturing Execution System), um sistema que monitora, gerencia e otimiza os processos de produção metalúrgica. O objetivo deste módulo é servir como um editor para o cronograma crítico de produção (que está muito próximo de ser executado), substituindo, agrupando e dividindo ordens de produção.

No início de maio, realizamos um workshop de 5 dias no escritório de Belo Horizonte, seguido por outra semana remotamente, para definir os primeiros passos do Short Rescheduler e de alguns outros módulos do MES junto com os Product Owners (POs) e líderes técnicos. O workshop durou duas semanas, durante as quais definimos o fluxo de trabalho e o escopo de cada módulo, bem como a ideação e, posteriormente, um "MVP" do Short Rescheduler.

4semanas de trabalho
6Features iniciais

Fluxo de Dados / Visão do Produto

A primeira coisa que fizemos foi entender o fluxo de dados do Short Rescheduler, onde o maior desafio foi descobrir como lidar com os movimentos das ordens de trabalho e sua divisão. Esse fluxo de dados ajuda todos os envolvidos, pois fornece um bom ponto de partida para o nosso fluxo de usuário para nós e os Product Owners, e auxilia os desenvolvedores na estruturação do banco de dados.

Protótipo
Protótipo
Protótipo
Protótipo

Is/Is Not - Does/Does Not

Após entender o fluxo de dados, realizamos um exercício de É/Não É - Faz/Não Faz para definir o escopo do módulo em questão, já que havia outros produtos no workshop que lidavam com os mesmos dados, mas tinham objetivos diferentes.

Is/Is Not - Does/Does Not

Crazy 8's

Nesta etapa, realizamos uma sessão de Crazy 8's para gerar ideias para o fluxo de usuário e até mesmo para o layout principal do módulo. O processo também nos ajudou a entender as expectativas dos POs e líderes técnicos em relação ao layout do produto.

Crazy 8s

Processo de Ideação

Com todo esse material em mãos, realizamos um processo de ideação mais livre, liderado pela equipe de design. O objetivo era estruturar um fluxo de usuário inicial, seguindo o fluxo de dados, respeitando o escopo do produto e alinhando-se aos possíveis fluxos de usuário e layouts apresentados no Crazy 8's.

Processo de Ideação
Processo de Ideação
Processo de Ideação

Prototipação/Conceito

Ao final dessas duas semanas, tivemos mais três semanas para entregar os primeiros protótipos, cobrindo uma parte significativa do fluxo de usuário discutido no workshop. O protótipo está disponível aqui.

Protótipo

Conclusão

O workshop foi crucial para definir o escopo do Short Rescheduler e de outros módulos do MES. Esta primeira versão foi apresentada e bem recebida pelas partes interessadas e pelos clientes iniciais do módulo. Agora estamos trabalhando em novas funcionalidades e melhorias para a próxima versão do Short Rescheduler.